segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES

Circuito elétrico é o conjunto de caminhos que permitem a passagem da corrente elétrica e é constituído por um conjunto de elementos elétricos ligados uns aos outros e conectados aos polos de um gerador. O circuito elétrico é denominado simples quando oferece um só caminho para a circulação da corrente elétrica.



ELEMENTOS DE UM CIRCUITO ELÉTRICO

São os resistores, indutores, capacitores, fontes de tensão, interruptores etc., os quais podem ser classificados em ativos e passivos.

- ELEMENTOS ATIVOS: são os que fornecem energia ao circuito e, portanto, os quais podem ser classificados em ativos e passivos.

Ex.: geradores de energia elétrica

- ELEMENTOS PASSIVOS: são os que recebem energia do circuito e portanto, a potência dissipada é negativa.

Ex.: resistores, capacitores, indutores etc..

Gerador elétrico ou fonte de tensão

É um dispositivo capaz de transformar energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica, ou seja, o gerador elétrico é o agente do circuito que o abastece, fornecendo energia elétrica às cargas que o atravessam, portanto o gerador não gera ou cria cargas elétricas. Industrialmente, os geradores mais comuns são os químicos e os mecânicos.

Químicos: aqueles que transformam energia química em energia elétrica. Exemplos: pilha e bateria.

Mecânicos: aqueles que transformam energia mecânica em elétrica. Exemplo: dínamo de motor de automóvel.


Receptor elétrico

É um dispositivo (elemento) que transforma energia elétrica em outra modalidade de energia, não exclusivamente térmica (calor). O principal receptor é o motor elétrico, que transforma energia elétrica em mecânica, além da parcela de energia dissipada sob a forma de calor.

Resistor elétrico
 
É um dispositivo que transforma toda a energia elétrica consumida integralmente em calor. Suas principais funções são: dificultar a passagem da corrente elétrica e transformar energia elétrica em energia térmica por Efeito Joule. Entendemos a dificuldade que o resistor apresenta à passagem da corrente elétrica como sendo resistência elétrica. Os resistores geralmente são de aço, tungstênio ou carvão. O material mais comum na fabricação do resistor é o carbono. O símbolo do resistor é:


Como exemplo, podemos citar os aquecedores, o ferro elétrico, o chuveiro elétrico, a lâmpada comum e os fios condutores em geral.



OBS.: A ausência da quarta faixa indica uma tolerância de 20 %.

* Essa regra é válida para resistores com resistência acima de 100 Ω para resistores abaixo desse valor a cor preta deve ser usada para a faixa do multiplicador que indicará que nenhum zero deve ser acrescentado aos dois digitos já obtidos.

Ex.: 12 Ω (marron, vermelho e preto)

* Para resistores com valores ôhmicos nominais entre 1 ohm e 10 ohm, a cor do multiplicador é mudada para ouro.

Ex.: 1 Ω (marron, preto, ouro)  ou  2,2 Ω (vermelho, vermelho e ouro)

EXERCICIO:

Determine o valor ôhmico do resistor cujas faixas coloridas são:


    
Dispositivos de manobra

São dispositivos (elementos) que servem para acionar ou desligar um circuito elétrico. Por exemplo, as chaves e os interruptores.

Dispositivos de segurança

Estes dispositivos servem para garantir a segurança do circuito interrompendo a passagem da corrente elétrica quando necessário e preservando da destruição os demais elementos do circuito. Exemplo para estes elementos: fusíveis e disjuntores.

Dispositivos de controle

São utilizados nos circuitos elétricos para medir a intensidade da corrente elétrica e a ddp existentes entre dois pontos, ou, simplesmente, para detectá-las. Os mais comuns são o amperímetro e o voltímetro.

Amperímetro: aparelho que serve para medir a intensidade da corrente elétrica.


Voltímetro: aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito elétrico.