terça-feira, 12 de junho de 2012

Atividades do curso Ensinando e Aprendendo com as TICS

Módulo III


Atividade 3.1

Atividade 3.2

Atividade 3.3

Atividade 3.4

EXECUÇÃO DO PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


ATIVIDADE 3.4: EXECUÇÃO DO PROJETO



TEMA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



O projeto foi desenvolvido em três etapas (vídeo, jogo e piquenique) e em todas as etapas todos os alunos participaram. Foi um trabalho muito interessante, pois é um tema que todos se interessam e sabem comentar, dar a sua opinião crítica, se posicionar frente à problemática “porque é importante se alimentar bem e saudável”. Ao passar o vídeo, todos os alunos assistiram e posteriormente comentaram o tema trabalhado com o auxilio da pirâmide alimentar utilizada pela professora. Ao jogarem foi interessante, pois os alunos aprendiam enquanto brincavam e socializavam o conhecimento adquirido com os colegas. E o piquenique, concluo que foi a parte mais interessante do projeto tanto para mim professora por verificar que todos haviam adquirido o conhecimento do conteúdo proposto e participaram com satisfação, com prazer e êxito de todas as etapas propostas no projeto quanto pra eles que participaram e de forma descontraída concluíram a ultima etapa do projeto e demonstraram durante todos os contextos propostos e vivenciados a aquisição cada vez maior do conhecimento em relação ao conteúdo trabalhado que foi Alimentação Saudável.



1ª ETAPA: VÍDEO



2ª ETAPA: JOGO




3ª  ETAPA: PIQUENIQUE







ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Atualmente vivenciamos uma grande transição alimentar, onde deixou-se de consumir alimentos naturais para sermos bombardeados de alimentos industrializados, com conservantes, aromatizantes, agrotóxico e etc. Mas a matéria-prima para o nosso organismo funcionar adequadamente são os nutrientes, que infelizmente estão sendo esquecidos na alimentação moderna. Nada como uma quantidade adequada de vegetais e frutas para ajudar o nosso corpo excretar tudo o que não presta. Mas atualmente são minorias na mesa da população, o que faz aumentar o risco de contrair doenças. Portanto, existe uma grande necessidade de ajudar as pessoas a entender que precisam mudar sua alimentação e o estilo de vida, para manter a saúde e controlar o peso. Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo.
Assim, para ter uma vida saudável é muito importante a prática de exercícios físicos regularmente aliada a uma alimentação saudável e equilibrada, o que previne o sobrepeso, a obesidade, aumenta a imunidade e a prevenção de doenças, além de trazer benefícios para saúde mental e emocional, pois a alimentação saudável é uma grande aliada para viver-se mais e melhor.




PORTANTO:







http://youtu.be/nwssAbMMq5Y

http://youtu.be/3IyErcFfLpQ

http://veja.abril.com.br/multimidia/video/alimentacao-saudavel