terça-feira, 15 de maio de 2012

Registro Digital da Experiência


ATIVIDADE 2.8
 REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA


1 - DESCRIÇÃO DO PROJETO/AULA:

-  OBJETIVO: O objetivo do meu plano de aula era apresentar aos alunos a história e a relação sociocultural das manifestações rítmicas da região Norte e suas danças características e com isso, proporcionar ao grupo o conhecimento de diversas culturas a fim de que valorizem com posturas não discriminatórias e não preconceituais as diferentes culturas e manifestações rítmicas nacionais.


-   ETAPAS: O plano foi executado em três etapas.


         1ª etapa: Foi apresentado aos alunos a história e a relação sociocultural das manifestações rítmicas d a região Norte e suas danças características (Carimbó, Retumbão, Xote Bragantino, Vaqueiros do       Marajó, Marabaixo, Boi-de-máscaras etc.). O Conteúdo foi postado no blog da professora no endereço marciamantovani.blogspot.com. O conteúdo foi exposto pela professora via data-show.

        2ªetapa: Nesta aula os alunos assistiram aos vídeos que ilustram as danças regionais da região Norte.

        3ªetapa: Os alunos comentaram no blog da professora sobre o conteúdo postado no ambiente virtual dando a sua opinião (o que achou de legal e interessante, o que mais gostou ou o que não gostou) sobre o conteúdo trabalhado utilizando como recurso midiático a STE.
- RECURSOS: Para execução deste plano de aula foram utilizados como recurso midiático o data-show, computadores e STE, a internet, blog e a máquina fotográfica.


   OBS.: O plano foi executado como planejado, não havendo mudanças.


2 – CARACTERÍSTICAS DA TURMA QUE FOI EXECUTADO O PROJETO:

A aula foi desenvolvida com a turma do 5º ano B com a disciplina de Educação Física. Para a execução do plano de aula foram necessárias 03 aulas.  A aula foi desenvolvida somente por mim, professora de Educação Física e teve a participação de todos os alunos da sala frequentes (20 alunos).


3- DESCRIÇÃO DA EXECUÇÃO DO PROJETO/AULA:

O planejamento proposto sobre a História e a relação sociocultural das manifestações rítmicas da região norte e a caracterização das danças dessa região foi desenvolvido em três etapas distintas citadas acima. Em todas as etapas a aula teve um bom desenvolvimento e a participação e o envolvimento de todo o grupo. Durante todo o processo da execução do planejamento a aula foi bem conduzida de forma que através de uma aula  descontraída e utilizando recursos midiáticos e metodológicos eficazes e diferentes proporcionasse ao grupo compreender o contexto em questão, participar efetivamente deste processo e adquirir  uma aprendizagem significativa através destes recursos.

As postagens dos alunos sobre o conteúdo trabalhado pode ser acessada através deste link:


4 – RESULTADOS OBTIDOS:

Os resultados obtidos foram satisfatórios e interessantes, pois os objetivos, habilidades e competências propostas no plano de aula foram realizados com êxito. Clique aqui para assistir uma apresentação da execução e do reultado  do plano proposto.


5 – CONCLUSÕES:

Trabalhar com este tema dentro desta proposta inserindo estes recursos que utilizamos nesta etapa do curso foi muito interessante e produtivo, acredito que esta metodologia de trabalho pode ser utilizada para trabalhar temas similares em aulas posteriores.



6 – BIBLIOGRAFIA E WEBLIOGRAFIA:

http://dancas-tipicas.info/mos/view/Centro-Oeste/

http://dancas-tipicas.info/

http://wbtr.net46.net/culturadancas.htm

http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-norte.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário