quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O ÁTOMO E SUA ESTRUTURA





O QUE É O ÁTOMO?
Um átomo é uma minúscula partícula, a menor que é possível obter de uma matéria com características de um elemento.
ESTRUTURA ATÔMICA
Quanto a sua estrutura o átomo apresenta um núcleo, uma eletrosfera e três partículas fundamentais: o elétron, o próton e o nêutron.
O núcleo é formado por partículas chamadas prótons e nêutrons. Os prótons possuem carga positiva, seu número representa o número atômico (Z), que caracteriza e diferencia cada elemento. Os nêutrons são eletricamente neutros e somados aos prótons representam o número de massa (A).
Já os elétrons estão situados nas regiões externas do átomo denominada eletrosfera e possuem a mesma quantidade de carga dos prótons, porém negativa. Circundam o núcleo em órbitas e são mantidos nelas pela atração do núcleo que é predominantemente positivo. Essa energia que mantém o elétron unido ao átomo em sua órbita é denominada energia de ligação que é maior nas camadas mais internas devido à proximidade com o núcleo.
Há no máximo sete camadas em torno do núcleo e nelas estão os elétrons que orbitam o núcleo. Cada camada pode conter um número limitado de elétrons fixado, são 8 elétrons por camada. Quando o número de elétrons nas camadas orbitais é igual ao número de prótons no núcleo, temos um átomo neutro, se o átomo possuir um elétron a mais ou a menos dizemos que ele está ionizado (eletrizado).
Então, o núcleo é uma região bem pequena que concentra praticamente toda a massa do átomo, portanto, há muita massa num pequeno volume, logo podemos dizer que o núcleo é muito denso e claro positivo. A eletrosfera é uma região imensa em relação ao núcleo porém, com pouca massa, portanto, a eletrosfera é pouco densa e negativa. Além disso, o núcleo é o lugar bem guardado no interior do átomo (inatingível), nas reações químicas é a eletrosfera quem sofre mudanças.
OBS.: 1) O núcleo é pelo menos 10.000 vezes menor que o tamanho do átomo podendo ser ainda menor dependendo do átomo em questão. 2) A massa do do próton é 1840 vezes maior que a massa do elétron.
CARACTERÍSTICAS DAS PARTÍCULAS
  • PRÓTONS: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária.
  • NÊUTRONS: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária.
  • ELÉTRONS: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.

RELAÇÃO ENTRE A MASSA DO PRÓTON E A MASSA DO ELÉTRON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário