quarta-feira, 22 de junho de 2011

Avaliando a minha aula com o uso do laptop








A aula desenvolvida com a turma do 4º ano foi interessante pois apesar das dificuldades encontradas durante a aula os alunos gostaram da atividade proposta (Jogo de Dama virtual).





Observei que a maior dificuldade que tivemos foi o acesso dos alunos ao site e consequentemente ao jogo, pois a velocidade da internet prejudicou este acesso limitando-o e em parte a aula que era de 50 minutos pois foi necessário quase metade desta aula para acessarem o jogo e as vezes quando conseguiam perdiasse o contato e o acesso a internet e isso os deixava anciosos, agitados e as vezes estressados visto que tinham que recomeçar o processo novamente.


Como ponto positivo considero que foi a atividade proposta de uma forma geral, pois os alunos já haviam utilizado o laptop para jogarem, mais não desta forma como desenvolvida nesta aula, onde tinham uma sala de jogos para eles acessarem e jogarem com seus próprios colegas de sala. Fato este que além de propiciar a interação do grupo também ajudou no desenvolvimento da concentração, raciocínio lógico e estratégia de jogo.


Em relação as mudanças quanto a dinâmica, metologia e desnvolvimento da aula vejo que não se fazem necessárias pois considero que foram produtivas e adequadas. Contudo, torna-se imprescíndivel a melhora da internet para que tenhamos em aulas futuras melhores resultados.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Perguntas

O texto do link "Idéias" enfatiza a questão do aluno ser responsável ativo do processo de aprendizagem e não mero receptor de um conhecimento pronto e acabado; ou seja, há a necessidade da existência da dúvida, do questionamento e da curiosidade no processo de aprendizagem pois partindo destes quesitos o aluno será automaticamente instigado a obter uma resposta e consequentemente formulará questões com respostas que sejam realmente significativas para eles. Assim, o professor é descentralizado do processo ensino/aprendizagem que ocorrerá de forma dinâmica, interessante e não monótona.
Acredito, que dada essa necessidade de mudança na prática pedagógica dos professores, utilizou-se as ideias dos referidos autores no texto para enfatizá-la e demonstrar que essa prática pode ser inovada com o uso das TIC (Tecnologias da Informação) usando os recursos do laptop e da Web 2.0 em sala de aula.
Portanto, o papel da pergunta em sala de aula vai muito além da exposição de uma dúvida por parte dos alunos em relação a determinado conteúdo, pois ao questionar ou ser questionado ele é instigado a buscar por respostas significativas recorrendo a pesquisas, curiosidades e invenções.