sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Refletindo sobre projetos na Escola

O trabalho com projetos é muito amplo e por isso deve sensibilizar e envolver embora seja em projetos distintos toda a comunidade escolar.
Entretanto, no contexto da sala de aula, existem momentos em que outras estratégias pedagógicas precisam ser desenvolvidas, onde o professor precisa ter abertura e flexibilidade para relativizar a sua prática a fim de que o aluno possa aprender e formalizar o seu conhecimento sobre determinados conceitos.
Além disso, as tecnologias da informação e comunicação podem trazer contribuições fundamentais para o registro dos processos de elaboração e execução do projeto, bem como aos processos e produtos da avaliação.
Assim, é importante que o desenvolvimento do projeto seja tratado com uma organização aberta, que permita a articulação entre as informações e a plicação de conceitos conhecidos ou já existentes com novos aspectos oriundos daquilo que já foi projetado e posto em ação. Para isto, o professor precisa estar atento, acompanhando o processo de aprendizagem dos alunos e com clareza estar ciente e convicto das suas intencionalidades pedagógicas.
Segundo ALMEIDA, 2001:

"Se fizermos do projeto uma camisa de força para todas as atividades escolares, estaremos engessando a prática pedagógica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário